Após a honrada campanha Outubro Rosa, eis que chega o Novembro Azul, mês de conscientização sobre a prevenção contra o Câncer de Próstata.
Assim como o Câncer de Mama é necessário que a população masculina conscientize-se e tornem a consulta frequente ao médico e aos exames que detectam a doença.
O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade. Muitos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, mas quanto mais cedo forem detectados os riscos, mais chances de prevenção.
Cuidados e Riscos - acima de 50 anos é necessário atenção ao histórico familiar de câncer de próstata, fatores hormonais e ambientais, hábitos alimentares não saudáveis (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.
Se houver casos de histórico familiar, a atenção deve ser maior. Se a ocorrência for de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos é indicado que as consultas médicas em relação à doença comecem a partir dos 45 anos.
Sintomas e Diagnósticos - o diagnóstico é através de exame físico (toque retal), laboratorial (dosagem do PSA) ou por exame de imagem. Para homens entre 50 e 70 anos, em consulta médica, é aconselhável a investigação do câncer da próstata.
Quando em fase inicial, o câncer da próstata é silencioso. Em alguns pacientes os sintomas assemelham-se ao crescimento benigno da próstata como dificuldade de urinar ou urinar mais vezes.
Sei que muitos homens não gostam de tocar no assunto e ficam intimidados com a situação, mas é algo sério que acaba com muitos pais de família. Não deixe que a vergonha seja uma ponte para a sua cura ou prevenção.
Procure, informe-se, cuide-se e previna-se, pois a prevenção é e sempre será o melhor remédio.
O Jeito de Ser Você apoia essa campanha.
*imagens retiradas da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário