A comunicação é peça fundamental na criação e manutenção da sociedade humana.
Uma parcela importante da comunicação é a escrita, fundamental para o nosso desenvolvimento.
Ela iniciou-se pelos hieróglifos, que remontam aos conhecidos homens da caverna, anterior a civilização humana.
A comunicação como um todo, e a escrita em especial, possui elementos importantes a se entender: emissor (aquele que transmite a mensagem), a mensagem em si (que no caso da comunicação escrita é transmitida, por exemplo, por meio de palavras) e o receptor.
A comunicação escrita torna perene o conhecimento, podendo ser replicado de geração em geração, com ruídos relativamente pequenos e ampla abrangência de atuação, atingindo um público enorme, a depender do meio utilizado.
A comunicação oral, em contraponto, possui maior incidência de enxertos e perdas da mensagem cada vez que ela é replicada por um emissor a um receptor e pode possuir uma abrangência significativamente menor.
A existência de ruídos dificulta a transmissão do conhecimento. Pode ocorrer na codificação (modo de se escrever, escolha de palavas), na decodificação (interpretação do texto) ou no meio utilizado (por exemplo a caligrafia do autor).
Entende-se que no mundo atual, cada vez mais digital, a escrita manual está cedendo certo espaço para o teclado do computador. Porém, sabe-se que ainda há importância em se escrever com letra legível, pois nem sempre iremos digitar e imprimir a mensagem que necessitamos transmitir. Horrível sair do consultório médico, por exemplo, e tentar traduzir aquilo que o profissional de saúde receitou.
A qualidade da escrita manual pode e deve ser desenvolvida desde criança. Uma boa ferramenta para isso é a utilização dos cadernos de caligrafia.
Ele deve ser aplicado procurando não apenas desenvolver a beleza da escrita, mas também a qualidade da mensagem. Sua utilização deve ser pautada em frases, que possam fortalecer a capacidade de codificação e decodificação da criança, não sendo apenas mera repetição de palavras esparsas.
Pode-se estimular a criança a escrever uma história, estimulando a imaginação e a capacidade de codificação. Também é interessante deixá-la transcrever pequenos textos, incentivando a interpretação, expandindo a capacidade de decodificação.
Um caderno de caligrafia infantil, portanto, se bem utilizado, desenvolve várias áreas importantes da comunicação escrita.
Os cadernos de caligrafia infantis propiciam aprendizado da escrita e letras do nosso alfabeto. As crianças aprendem de forma divertida e criativa.
Com letras de FORMA ou Cursivas as vantagens serão:
- Habilidade de escrita;
- Coordenação motora;
- Desenvolvimento da criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário